quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Projeto Estagiários de Informática na Rede Municipal de Juazeiro possibilita assistência em laboratórios da Rede Municipal de Juazeiro

Formação Estagíario


 


Exploração do Projetor Interativo
A equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro – NTM elaborou e apresentou à  Superintendência Pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, em Agosto,  o projeto Estagiários de Informática na Rede Municipal de Juazeiro que  tem a finalidade de oportunizar vagas de estágio, na 1ª etapa, para alunos do Curso Técnico em Informática do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco e ao mesmo tempo suprir a necessidade de apoio técnico ao professor e alunos em alguns laboratórios das escolas da Rede Municipal de Juazeiro que se encontravam no momento sem  Articulador de Educação Tecnológica.


Laboratório Educandário XXIII

Através do projeto citado acima, a Secretaria de Educação liberou a vinda do Articulador Clodoaldo Peralva, Bacharel em  Ciências da Computação para atuar no NTM, dando Assistência Técnica. Vale ressaltar que sem a vinda desse Articulador não seria possível colocar em prática o projeto e atender os chamados técnicos, que estavam acumulados, pois o NTM passou o 1º semestre sem técnico.


Laboratório Terezinha Ferreira de Oliveira (bairro Tabuleiro)
Clodoaldo Peralva realizou em Outubro Curso de Formação inicial para os Estagiários que iriam atuar nas Unidades escolares. Hoje, através do projeto já foram encaminhados 8 Estagiários de Informática para as seguintes Unidades Escolares: Raimundo Medrado Primo, Ludgero de Souza Costa, José Pereira da Silva e Terezinha Ferreira de Oliveira. 5 estagiários estão realizando seu estágio no NTM.
Estagiários foram encaminhados para as Unidades escolares após visita pedagógica da equipe do NTM a fim de explicar o projeto a cada gestor e Coordenador. Em seguida, após levantamento dos problemas existentes nos laboratórios, pelos estagiários, Clodoaldo Peralva, juntamente com a equipe de estagiário está realizando a assistência técnica nessas Unidades e em todas as outras que já haviam feito o chamado técnico.
laboratório Escola José de Araújo (Bairro Itaberaba)
Apesar do pequeno tempo de implantação do projeto, já foram resolvidos vários  problemas técnicos dos laboratórios de Informática  através de visitas, atendimento no NTM e assistência remota. Entre as escolas contempladas com assistência técnica podemos citar as seguintes: Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte, Promenor, Caxangá, José Pereira da Silva, Helena Araújo Pinheiro, Francisco de Oliveira, Escola, Ludgero de Souza Costa, Educandário João XXIII, Terezinha Ferreira de Oliveira, Dinorah Albernaz, Bom Jesus, entre outras.

O NTM, Articuladores de Educação Tecnológica e estagiários  têm trabalhado para que o uso das  Tecnologias Educacionais estejam ao alcance dos professores e alunos possibilitando um maior desenvolvimento de atividades interativas e desafiadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário